Informática em Revista

Informática em Revista

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Meios e Ambientes

Meios e Ambientes 
 
 

Desde os mais remotos tempos, o homem vem retratando o meio e o ambiente em que vive e sobrevive. Das figuras rupestres encontradas em cavernas aos jogos do tipo Second Life em computadores. Deduz-se que as figuras rupestres possam significar as caçadas, as pescas, as buscas por alimentos, o sistema social que viviam e tudo o que viam pelas suas caminhadas nômades procurando novos ambientes com maior oferta de alimento, de água, ou um clima mais confortável. 
O homem das cavernas desenhou e grafou o seu meio ambiente em paredes, baseado no seu conhecimento adquirido até àquele momento, seja pelos lugares que passou ou situações que vivenciou. Por meios e técnicas aprendidas e criadas reproduziu imagens em paredes rochosas. 
Com objetivo de preservação da espécie passou a viver em grupos, da transmissão de informações por via oral surgiu a transmissão do conhecimento pela escrita. Agrupamentos de pessoas e animais domesticados tornaram-se civilizações, iniciou-se um processo civilizatório, em atos de civilidade desenvolveu hieróglifos. Tábuas de argila e papiros tornaram-se um novo suporte de mídia.
O homem evoluiu, criou meios de se locomover mais rápidos e eficientes que as suas pernas e braços, atravessou rios e navegou em direção a outros mundos. Inventou a máquina a vapor e atravessou seus continentes e países. Evoluíram os métodos de transmissão de conhecimentos, novos suportes midiáticos apareceram, e imprimiu em papéis e telas suas ideias e imagens, o meio ambiente a sua volta.
O ser humano vem passando por transformações, transforma o mundo e se transforma também, em todos os sentidos e em todas as idades, em todas as épocas. O ser adulto vem dispensando o papel e a caneta com o uso dos novos books, e tablets. O adolescente vem trocando seus pontos de encontro com as turmas de amigos, das esquinas e shoppings para as redes sociais. A criança troca suas brincadeiras no terreiro da casa por vídeos games, games e jogos on line.
O meio ambiente atual é outro, a cada momento, mas mantém vestígios dos antigos. Ao andar pela selva de pedra encontramos imagens tal qual daquele homem das cavernas. Basta obsevar as paredes e muros pixados e grafitados na intenção de mostrar quem é e a que grupo pertence.  
Em um mundo de uma tecnologia em pixels, profissões criam as suas linguagens próprias, em seus espaços corporativos, o habitus profissional, que os destaca diante de outras atividades especializadas, os meios e os ambientes.. 
 

 Parnamirim/RN -  19/03/2013    Roberto Cardoso (Maracajá) 
Mestre Reiki 
Reiki Master 
Karuna Reiki Master 
Sócio Efetivo do IHGRN  (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)

Texto publicado em Informática em Revista
Ano 7 | N° 81 | Abril/2013
pag 10
por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
 
Plataforma Lattes
Produção Cultural
Linkest
 
 
Maracajá
 
Outros textos:
 
 
 
 
 
http://jornaldehoje.com.br/search/roberto+cardoso
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário