Informática em Revista

Informática em Revista

domingo, 24 de abril de 2016

114 anos de história e geografia

114 anos de história e geografia

PDF 611
 



Enquanto uma revista proporciona a notícia e a informação, instituições tem por meta, objetivo e responsabilidade, guardar o conhecimento e a informação. Tudo o que é notícia e informação pode se transformar em conhecimento. E o que é geografia hoje, torna-se história ao longo do tempo.
Nas modalidades de escritas como história e geografia, criam-se livros e revistas, ensaios e artigos. Poesias, contos e crônicas, entremeados de informações e conhecimento. E instituições podem ter como objetivo, buscar meios e processos de arquivar o conhecimento, baseado em informações. O conhecimento que circula nas ruas e nos livros. Não importando a sua forma oral ou escrita, o conhecimento precisa ser guardado, arquivado, recursos para o conhecimento de gerações futuras. E seus associados e colaboradores tem um compromisso de manusear as informações transformando em conhecimento.
O IHGRN – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 114 anos (29/03/16) de existência. E acompanha o ritmo do tempo. Fundado no início do século passado, hoje entra na era de nomes diversos. Era da informática, Era da informação ou Era do conhecimento. E todo seu acervo vem sendo digitalizado, evitando o desgaste do tempo, da Era da imprensa ou Era da escrita. O acervo composto basicamente de papeis, escritos, manuscritos ou impressos, em formato de jornais ou de revistas. Livros e livros em prateleiras de infindáveis estantes. O registro histórico do estado.
O IHGRN completou 114 anos. E Ormuz Barbalho recebeu as chaves da casa que estavam com Valério Mesquita. Diante de Valério e Jurandyr Navarro, o antecessor de Valério, formando a galeria dos ex-presidentes vivos, Ormuz assumiu o comando do próximo triênio (2016/2019) da casa de cultura mais antiga do RN.  A casa da memória potiguar que participou Luís da Câmara Cascudo. Ormuz Barbalho o atual fiel depositário do conhecimento e da informação, da cultura no RN. 
IHGRN por 114 anos gerando, guardado e difundindo o conhecimento. Informática em Revista 10 dez anos transferindo conhecimento. Ambos a partir de uma mesma cidade. Uma cidade com a promessa de um HUB, para novos processos de ocupação estrangeira. Já aconteceu com o porto e o antigo aeroporto, no início dos tempos de navegação aérea e marítima. Um HUB é um novo conceito de aeroporto, para embarque e desembarque de pessoas, ideias e mercadorias.
A cidade já referenciada pela ocupação dos índios, como população primitiva e nativa, terra de potiguares. Uma ocupação dos holandeses, com atos de massacres e batalhas, a Nova Amsterdã. Uma ocupação por americanos, em atos de acordos internacionais, Trampolim da Vitória. Uma ocupação com objetivos espaciais, na Barreira do Inferno, com participação do INPE e da NASA. Uma cidade que dizem fazer ponte com a China.

Texto publicado em
Informática em Revista
Ano 10 - N° 109 - ABRIL/2016
Pag 27


por Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico FAPERN/UFRN/CNPq

Plataforma Lattes
http://lattes.cnpq.br/8719259304706553

Produção Cultural
http://robertocardoso.blogspot.com.br/  
http://blogdomaracaja.tumblr.com/ 
https://www.tumblr.com/blog/resenhasdomaracaja       
http://www.publikador.com/author/maracaja/ 
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=173422  http://www.publikador.com/author/rcardoso277/ 
http://www.informaticaemrevista.com.br/ 
http://issuu.com/robertocardoso73 
http://jornaldehoje.com.br/search/roberto+cardoso 
http://www.substantivoplural.com.br/?s=Roberto+cardoso 
https://docs.com/roberto-cardoso 
http://www.youscribe.com/rcardoso277/
Natal/RN

Since 2006

Since 2006 PDF 610 



Dez anos se passaram, dez anos de informação e notícias, cumprindo o papel literal de uma revista. A notícia e a informação a ser divulgada, com o arcaico método do meio impresso, assim dirão um dia. De Gutemberg às rotativas, da tipografia ao fotolito, muita história se passou, muita história rolou, mas não abrimos mão de uma revista. Uma revista mexe com os sentidos, a visão, o tato, a audição ao folhear páginas, e por que não o olfato, com o cheiro de coisa nova, com o faro do repórter e do redator. Saberes e sabores do conhecimento.
A notícia e a informação, o conhecimento, tem um giro constante. Desde a derrubada de arvores, para industrialização do papel, que seguem rolando as toras. Depois colocadas em tanques que giram as fibras imersas em agua. Transformadas em papel formam os rolos, que rodam as estradas em direção as gráficas. Transformadas em impressos, em gráficas com rotativas, surgem os jornais, as revistas ou os livros que seguem para a circulação, com a distribuição.  A informação impressa, circula de mão em mão, ao deleite do revirar dos olhos.
Enfim o aniversário com dois dígitos. Os dez anos de Informática em Revista. A revista em edição especial, com e como, um marco histórico, uma década de existência. E para cumprir uma década foi necessário um decano à frente da revista. Um decano que comandou dez anos, pelo menos dez pessoas, dez atividades ou dez atribuições. Dez anos circulando informação, nos tempos das TICs, Tecnologia, Informação e Comunicação. 

Parabéns ao Decano Jaécio Carlos  

Texto publicado em
Informática em Revista
Ano 10 - N° 109 - ABRIL/2016
Pag 23
Natal/RN

RN, 31/03/16 
por Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico FAPERN/UFRN/CNPq 
Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br/8719259304706553 Produção Cultural http://robertocardoso.blogspot.com.br/  
http://blogdomaracaja.tumblr.com/ 
https://www.tumblr.com/blog/resenhasdomaracaja